"Escrever foi a maneira que encontrei para, palavra por palavra (verbo ad verbum), depurar minhas idéias. É um ato quase inconsciente, necessário, obrigatório... uma terapia!!!

A divulgação do escrito tem a intenção de ir além, ainda, nesta, que não deixa de ser, busca inquietante e incessante do crescimento pessoal."
Vera Regina da Cruz

20 de fev. de 2008

O PERDOAR

"elucubrando..."

Não!!! Eu não entendo o perdão...
Não entendo o que significa perdoar.
Não entendo a palavra perdão...

(É sim... eu fui educada em colégio de freiras... Pode acreditar!)
 
Vou ao dicionário...
Perdão: remição de uma falta ou ofensa.
Remição: ação ou efeito de remir; quitação, resgate.
Remir: expiar.
Expiar: reparar um crime, um pecado, uma falta, uma pena.
 
Isso, resumindo, claro... Pegando somente os significados que têm algo a ver, pra não complicar muito...
 
Então, acho...
Perdoar = reparar uma falta, uma ofensa...
Pode ser assim, tipo: tomar uma atitude qualquer que neutralize a falta?

Credo, não precisa nem pensar! Claro que não!!!

Acho, então, que...
Perdoar = quitar uma falta, uma ofensa.
Não gostei... Tinha que ser, no mínimo:
Perdoar = dar por quitada uma falta, uma ofensa... Não é?

Então, vejamos:

"Dar por quitada uma falta ou ofensa... " é uma “atitude”, não tem a ver com “sentimento”. E você “dá por quitada” só pra facilitar a vida, porque lá no íntimo... sei lá... você pode estar até... digamos assim... engolindo sapo!!! Livra a cara do outro mas se agride? Que que é isso?

Bem... vamos admitir... você pode, eventualmente, até livrar a cara do cara até porque você não quer esta pessoa longe - por você - porque você vai sentir falta da pessoa... Mas a mácula... esta vai ficar... lá no fundinho... tá lá ela!!! Não se apaga... Não zera... Nunca mais!!! Confiança é algo que se perde uma só vez! (afinal... você é um homem ou é um rato?).
 
Óbvio que isto não tem a ver com perdoar. Talvez... aceitar (e mal)!

Vou ver “perdoar” (no dicionário)...
Perdoar: renunciar a punir; absolver.

"Renunciar a punir" é ridículo!!!
É tipo, assim... Você desiste de se vingar, ou não fica mais de mal, algo assim??? Credo!!! Mas quem é que pensaria nisto? Pensamento mais negativo, infantil, até...!!! Horroroso!!!

O homem já evoluiu muito deste ponto. A humanidade está a anos luz deste conceito! O simples fato de alguém me ter feito alguma coisa, não me dá o direito de dar o troco...

Claro que é “atitude” (só da boca pra fora) - sendo óbvio que deveria ser algo interior!

Além disso, só a palavra “renunciar” já te coloca em crédito... E perdoar deveria pressupor equilíbrio (tipo... zero a zero)!

Então o melhor acho que é “absolver”... Mas... vejamos:
 
Estive falando com um amigo outro dia sobre o assunto. Meio que ele quis me convencer de que perdoar era tipo... assim... entender.
Ó... tem nada a ver, amigo.

O dicionário não faz referência a entender, compreender ou coisa do gênero.É assim... Se você entender, compreender... você entendeu, compreendeu... Não perdoou. Entendeu. Compreendeu. O que é outra coisa...

E vamos falar... Entender que a pessoa lhe fez mal intencionalmente? Não, não... de cara, é bem difícil! Às vêzes, tem que trabalhar muuuuuito encima!!!

Então acho que é mais ou menos assim: você não entende coisa nenhuma, não compreende absolutamente nada (conclui, então, que o cara foi sacana mesmo!), mas absolve... de peito aberto... assim... sem mágoa nenhuma... sem exigir nada... (faz idéia de que o “perdoar verdadeiro” não deveria nem ao menos pressupor o arrependimento e o pedido de perdão da outra parte?) Pfffff... Que poder... hein?
 
Tem que ser um ser muito superior, mesmo, pra poder “perdoar”! Ou, quem sabe, um animal irracional!

Fazem idéia? Perdoar não tem nada a ver com entender. É só absolver. E lá tenho eu poder pra tanto? Posso até esquecer... de verdade... esquecer. Porque sou esquecida, mesmo... Esqueço facilzinho, facilzinho... Mas absolver??? Parece coisa de Deus. No mínimo parece coisa de Juiz. Não de euzinha, aqui... Não, não... eu não me sinto com poder pra isso!
Agora, já, divagando à toa, esquecendo o dicionário:

Então vamos enganar que perdoar é esquecer. E daí... complica porque esquecer é um ato involuntário. Não dá pra se mandar: “Vou esquecer isto”. Até se pode enganar que esquece... Mas é impossível... Óbvio que quanto mais você se esforça pra esquecer, mais você se lembra. Você se lembra pelo simples ato do esforço... Legal... se você esquecer... (assim... um dia!)... mas...

Pois é... Perdoar não é esquecer, mesmo, então...
Vamos dizer, então, que perdoar é ignorar... Não! Nada a ver. Muito bom, ignorar, muito bom, mesmo! Mas ignorar não é perdoar. Ignorar tá muito mais pra desprezar do que pra perdoar... Não, não...

Não consigo ver perdoar como desculpar, também... É outra coisa! Desculpar é quando alguém fez alguma coisa pra você sem querer, eu acho. Não tem arrependimento, não tem nada... Afinal, foi sem querer! Daí lhe pede desculpas. Normal. Foi sem intenção, mesmo... você desculpa! Acho até, no caso, que são só formalismos sociais (que, aliás, considero muito cabíveis).

Então... ai, ai... Sei lá!!! Entenda... Eu sou um pouco confusa! Tô só elucubrando!!!

Ainda bem, pra mim e pra aqueles que me têm ofendido, (credo, que pesado isso!!!) que existe a terapia, a escrita... Ela tem me ajudado muito... se não a entender , pelo menos a superar (tenho que pensar, algum dia, se já não venci tudo o que tinha que superar... mas, certamente, não vou fazer esta análise agora. Não quero concluir, já, quão vil eu sou!).
E superar (é, esta é nova)... eu quero dizer, assim... aceitar. É... mas não é um aceitar tranquilo! É um aceitar tipo... passar por cima, engolir com farinha... Algo que não tem nada a ver com perdoar.
 
Perdoar é algo muito mais nobre e espontâneo. Acho que superar é, mais ou menos, assim... uma fase de incubação pra entender... Tipo: deixa pra lá... quem sabe, um dia...

Aceitar tranquilamente
... taí algo que eu gostei... "Aceitar tranquilamente" é mais ou menos como "absolver"... É bem legal... acho compatíveis, os dois sentidos, com perdoar (finalmente!). Mas... não é possível pros homens... por maior que seja a sua boa vontade...
Ah... sei lá... Talvez o que eu não entendesse, mesmo, inicialmente, fosse o sentimento de perdoar... Como agora concluo que ele (o sentimento) não é humano, então... como poderia eu entender?
 
Além de tudo eu sou muito, muito, muito esquecida. Esquecidíssima, mesmo!
Acho, até, que é pra aliviar que... quanto mais o tempo passa (consequentemente, maior o número de ofensas sofridas) mais a memória da gente vai ficando fraca...
Depois, acho que deveríamos sempre lembrar que o ser humano erra. Porque é humano. Pena que... o ser humano é humano e erra, não mantém esta lógica, tão óbvia, sempre em mente!!!
Tudo seria muito mais simples se a gente não teimasse em exigir a perfeição do outro... Aliás, acho que tudo seria muito mais simples, ainda, se não exigissemos de nós próprios a perfeição de “perdoar”.

Enfim... aqui, do baixio da minha ignorância, entendo (acho), agora, o que é perdoar... É mais ou menos assim...

Perdoar: absolver, aceitar sem mágoas ou cobranças, tranquilamente...
É, mas no meu modesto (e muitos diriam, profano) entendimento, esta dádiva está muito acima da capacidade humana. O que é uma pena, pois, certamente, o perdão apagaria as próprias mágoas e traria maior conforto interno... muito menos sofrimento!!!

Então, concluo, a nós, meros mortais, restam algumas opções após sofrer uma ofensa... (se lembrarem de mais algumas, especialmente, se lembrarem de mais algumas que nos liberem de mágoas, me avisem):

1. esquecer: Muito fácil! Mas não depende de você querer ou não. Então, o fácil fica difícil... ou

2. entender: olha, analisando direitinho, é muito difícil não entender. Quase sempre tem uma escapatória pro acontecido. Não tenho certeza, até, se não seria sempre. É vou arriscar... acho que é sempre!!! Daí, também, né, é uma questão de capacidade intelectual. Vai depender de cada um. Ache um jeito de entender, ou é você quem perde, porque viver com mágoas é o que há!!!

Qualquer coisa, lembre "daquela" de o ser humano ser humano e errar. Esta é bem fácil de entender... E assim... muito (eu diria... muitíssimo) abrangente... (na verdade, pega todas! he, he).
 
Difícil é quando você "entende" que o cara foi sacana, mesmo... "errou" feio (coisa de ser humano meio sem-vergonha)! Neste caso você precisará, ainda...

3. absorver: (com "r", mesmo, não com "l" como se poderia supor. Não tem nada de "absolver", no caso em lide...) É... é bem verdade..., acho que não tem jeito... sem mágoas, sempre, não me parece possível.
 
Nâo é fácil encarar uma atitude negativa de alguém para com você (ou algumas delas). Dói. Especialmente dói quando a tua expectativa em relação à pessoa é muito grande e/ou esta pessoa te decepciona atrozmente.

Na realidade, quanto mais você gosta da pessoa, maior a capacidade que esta pessoa tem de magoá-lo (dá pra perceber, aí, náo é, a ausência de responsabilidades por parte da outra pessoa - foi você quem permitiu que esta pessoa te magoasse tanto porque é você quem gosta tanto dela).

Parece aquela coisa do "Perdoa-me por me traíres", do Nelson Rodrigues... É um pensamento meio truncado, mas é isso mesmo.
Enfim... quanto mais alta a queda, maior o estrago.

Mas a dor emocional, assim como a susceptibilidade a falhas, é um atributo humano. Você não vai escapar incólume dessa, mas... vai ter que absorver. A dor pela determinada atitude sofrida vai passar (eu quero crer... claro, tem que deixar o tempo tomar conta do assunto...), e, óbvio, você vai ter que aceitar que esta pessoa não mais fará parte da tua vida! Nunca mais como dantes, pelo menos... O que é, ademais, outra dor a ser vencida!!! Coisas de ser humano...

O que você queria, também? Tá achando que é fácil? Queria facilidades vire bicho!!!
 
Absorver eu acho que é assim, meio parecido com o superar de que já falei. Entendo que você supera quando o caso não é tão grave (a falta não foi tão violenta ou a pessoa não era tão importante). Então você engole com farinha e fica um incomodozinho com o qual é possível conviver... Já, absorver, entendo, envolve um incomodozão... É quase insuportável... A dor é violenta e inevitável!!! Não tem escapatória... Você vai ter que incorporar aquela mágoa ao seu ser.
 
De qualquer maneira, lá no fundinho, sempre fica aquela esperança de, uma dia, você vir a compreender ou, quem sabe... esquecer!!!.
 
E depois... lembre o que já dizia Carlos Drummond de Andrade: "A dor é inevitável. O sofrimento é opcional".

Enfim... Tem uma hora que você deve cair na real: se você é responsável (pela pessoa ter uma capacidade tão grande de te atingir)... você é responsável (por fazer com que esta pessoa deixe de ter esta capacidade). Sim... somos seres racionais: se não entendemos, resolvemos.
 
4. ou, talvez, quem sabe seja o caso de ignorar, mesmo. Já deixando totalmente de lado esta coisa de perdoar, esquecer, entender ou absorver... apele!!!... e entenda que o cara não vale a pena, mesmo (e não vai ser um "qualquer" que vai te magoar assim, vai?). Ignore! Pronto!

E.T.: considero este recurso de ignorar, por vezes, necessário, mas sempre extremo!!! E... além disso, muitas vêzes, impossível, pois a pessoa pode ser muuuuuuito importante pra você. Sem contar que, assim como o ato de esquecer, o ato de ignorar não depende de você.
 
Pra resumir: ao ser humano, a quem não foi dada (ao meu recente entender) a maravilhosa (divina, eu deveria ter dito) capacidade do perdão, foi dada a brilhante capacidade do raciocínio. Use-a... caso você já não tenha tido a felicidade de ter esquecido.
Mas lembre-se: quando a memória (melhor dizendo, a falta dela) ou a razão não forem suficientes pra solucionar o caso, as hipóteses possíveis são: sofrer/absorver/resolver... ou, ainda, ignorar!!! No primeiro caso, você vai precisar passar pelo processo completo, pois se somente alcançar o sofrer/absorver, você vai ter que esforçar-se pra não se transformar em um ser humano amargo, correndo o risco de, até mesmo, de corromper sua integridade.
 
Parodiando Che: "É preciso endurecer sem perder a ternura...".
 
E.T.: O título deveria ter sido "O perdão", mas não gosto da palavra. Acho-a antiga, demodê... Do tempo em que o homem só sentia, não pensava! Quem sabe chegue o tempo, ainda, em que o sentimento, já com o homem bem racionalmente evoluído, volte a dominar... Indo e voltando... Daí, quem sabe, ao homem seja possível o dom de perdoar...

Tudo a seu tempo!

MEUS PENSAMENTOS...

  • Felicidade é ficar sem ar no museu de Van Gogh e, ainda assim, vibrar com o Clube Atlético Paranaense!

PENSAMENTOS ALHEIOS...

  • "Com o tempo você percebe que pra ser feliz com outra pessoa, você precisa, em primeiro lugar, não precisar dela" - Mário Quintana
  • "Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim" - Chico Xavier
  • "A grandeza não consiste em receber honras, mas em merecê-las" - Aristóteles
  • "Há tantos burros mandando em homens de inteligência que às vêzes fico pensando que "Burrice" é uma ciência". - Rui Barbosa
  • "Finge-te de idiota e terás o céu e a terra". - Nelson Rodrigues
  • "Somente o bravo mostra suas fraquezas". - desconhecido
  • "Com o conhecimento nossas dúvidas aumentam". - Goethe
  • "A vida se contrai e se expande proporcionalmente à coragem do indivíduo". - Anais Anin
  • "Uma pessoa permanece jovem na medida em que ainda é capaz de aprender, adquirir novos hábitos e tolerar contradições." - desconhecido
  • "Aquele que aprende mas não pensa está perdido; aquele que pensa mas não aprende está em grande perigo". - Platão
  • "Pessoas normais falam sobre coisas; pessoas inteligentes falam sobre idéias; pessoas mesquinhas falam sobre pessoas". - Platão
  • "O homem de bem exige tudo de si próprio; o homem medíocre espera tudo dos outros". - Confúcio
  • "Felicidade é comer jabuticaba no pé". - Flávio Gikovate
  • "Pra ser feliz com outra pessoa você precisa, em primeiro lugar, não precisar dela". - Mário Quintana
  • "O que mais preocupa não é o grito dos violentos, nem dos corruptos, nem dos desonestos, nem dos sem-caráter, nem dos sem-ética.O que mais preocupa é o silêncio dos bons!" - Martin Luther King
  • "Nenhuma mente que se abre para uma nova idéia voltará a ter o tamanho original." - Albert Einstein
  • "O amor é como o mercúrio. Deixe a mão aberta e ele permanecerá. Agarre firme e ele escapará." - Dorothy Parker, escritora
  • "Há dois tipos de pessoas: as que fazem as coisas e as que ficam com os louros. Procure ficar no primeiro grupo. Há menos competição lá." Indira Gandhi, estadista
  • Você não pode escolher como vai morrer. Mas pode decidir como vai viver agora." - Joan Baez, cantora
  • "A vida que não passamos em revista, sem reflexão, não vale a pena ser vivida." - Sócrates
  • "O início da sabedoria é a admissão da própria ignorância. Todo o saber consiste em saber que nada sei." - Sócrates
  • "Pedras no caminho? Guardo todas. Um dia vou construir um castelo...". - Fernando Pessoa
  • "Se um problema é grande demais... não pense nele. Se ele for pequeno demais... pra quê pensar nele? - ditado tibetano
  • "Um dia, mais modestos, os homens vão compreender como tudo é frágil e transitório e juntos, vão construir um caminho melhor." - Oscar Niemeyer